terça-feira, 15 de março de 2011

Heróis contemporâneos

Noutro post, há algum tempo atrás, escrevi sobre a leviandade de Pedro Bial ao chamar de heróis esses personagens globais criados para distrair a população e que "habitam" o cenário do BBB10.

Naquela oportunidade eu disse que a qualidade de herói deve ser conferido a "pessoas ímpares, dotadas de um espírito sobrehumano e que fazem ou fizeram um ato extraordinário, notável, em prol da vida".

Ratifico minha afirmação neste momento em que os olhos do mundo se voltam para o Japão, país envolto em tragédias e sofrimentos causados pelos recentes terremotos e tsunami devastadores e que, como se não bastasse, para piorar ainda mais a situação, está na iminência de um desastre nuclear.

A usina nuclear de Fukushima Daiichi sofreu explosões que põem em risco a população japonesa com o vazamento de radiação de seus reatores. Os técnicos estão tentando resfriar os reatores lançando de helicópteros água salgada e evitar o temido processo de fusão por superaquecimento.












Reproduzo o seguinte trecho da notícia veiculada no site UOL-Notícias-Internacional:
"Apenas 50 dos 800 operários de Fukushima continuam na usina para tentar controlar os reatores, depois que o restante foi evacuado pelo risco de contaminação."

Apesar do risco as suas vidas, 50 funcionários permanecem para tentar evitar uma tragédia que custará a vida de milhares ou talvez milhões de vidas

Esses 50 indivíduos merecem ser chamados de heróis, assim como aqueles milhares de outros que se mobilizam para resgatar os sobreviventes e provê-los de alimento, água e remédios.

Heróis são todos aqueles que proporcionam o conforto àqueles que sofrem em meio a essa tragédia japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário