quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ácido úrico elevado: sinal de alerta

Olá.

Quero compartilhar com vocês essa experiência desagradável que tive uns meses atrás.

Foi num sabadão ensolarado, dia propício para passear e se deliciar em algum bom restaurante... lá fui eu pr'um rodízio de carnes e, depois de me empanturrar de carne, arroz, salada etc etc etc., além de tomar uns bons copos de cerveja, eis que o efeito de tudo isso começa a aparecer no dia seguinte, em pleno final de tarde de domingo.

Era uma dor estranha bem no calcanhar, na região do tendão. Começou fraquinha e aos poucos foi aumentando, aumentando, até que chegou num ponto em que eu não conseguia pisar com o pé direito no chão.

No dia seguinte, a dor não passava e por isso fui até um hospital, onde um médico ortopedista me aconselhou a usar uma bota para imobilizar o pé e tomar um antiinflamatório. Além disso, tive que fazer um exame de ressonância magnética.

Uns dias depois, consultei-me com outro médico ortopedista, desta vez especializado em pés. Depois de examinar o local dolorido e com o resultado do exame de ressonância em mãos, o médico deduziu que era uma inflamação provocada por ácido úrico, ou seja, gota. Eu nem imaginava o que era gota.

A confirmação veio quando falei para ele sobre o exagero gastronômico que promovi no sábado, dia anterior ao início da dor. Some-se a isso o fato de que, antes desse episódio, eu já vinha sentindo uma dor estranha no osso do dedão do pé esquerdo, que estava um pouco inchado e vermelho, que eu não tinha idéia do que se tratava, mas era um sinal de que o ácido úrico estava alto e a gota já estava se manifestando.

Acabei aprendendo da pior forma que um organismo desregulado acaba gerando desconfortos, indicando que ele precisa de uma atenção especial nessas horas. Até então, eu nem ligava para o que seria o tal ácido úrico.

Resultado de tudo isso: além dos gastos com a bota, exames e remédios, agora tenho que tomar medicamento para controlar o nível de ácido úrico e restringir minha alimentação, além de outras recomendações médicas. A pior parte é ter que riscar da minha vida coisas que eu adorava comer e beber.

Ficou um pouco longo esse meu relato, mas é pra se ter uma idéia da importância de se cuidar e fazer exames regularmente e, sobretudo, obedecer as prescrições médicas, para não ter que se privar das coisas boas da vida e nem ter que sofrer desconfortos que podiam ser evitados.

Abraço a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário