terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Rio: ficção x realidade

Olá.

A atuação da Polícia Federal no Rio de Janeiro está sendo notícia em todos os meios de comunicação pela atitude corajosa de caçar e prender policiais, delegados, políticos e autoridades, num trabalho denominado de "Operação Guilhotina" e que teve início no último dia 11 de fevereiro.

Depois da ocupação dos morros, agora o foco se concentra na corrupção dentro da polícia. Maus policiais estão sendo presos por envolvimento com o tráfico de drogas e milícias.


Foto publicada no site do jornal on-line O Dia, do Portal Terra

Resultado disso é que caiu o chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, depois de comandar essa instituição por pouco mais de um ano. No seu lugar, ficará a delegada Marta Rocha, que já foi candidata a Deputada Estadual.

Toda essa movimentação faz lembrar as cenas do filme Tropa de Elite 2, dirigido por José Padilha e com Wagner Moura no papel do (agora) Coronel Nascimento. No filme, o combate dessa vez é contra as organizações criminosas que tomaram o lugar dos traficantes de drogas e passaram a dominar a população das favelas, por meio do medo e da violência.

Tropa de Elite, Wagner Moura como o Capitão Nascimento

E em Tropa de Elite 2, como Coronel Nascimento



Será que o filme foi um presságio do que estaria para acontecer, será que ele foi um estopim para desencadear toda essa reação que começou com a ocupação dos morros, será que o diretor já sabia que tudo isso aconteceria?

Seja coincidência ou não, o fato é que aquilo que até pouco tempo era uma obra de ficção parece se tornar real e, para felicidade geral dos espectadores, os vilões de carne e osso, ao vivo e em cores, estão se dando muito mau, como num filme de final feliz.

Espero que tudo isso que ocorre lá no Rio também tenha um final feliz, ou seja, que toda a corrupção e a criminalidade que ela alimenta desapareçam de vez.

Desejo bastante utópico, não é? rsrsrsrsrs

Mas, creio que no fundo é o que todos desejam e não só para as terras cariocas, como também para todas as cidades deste País que vêm sofrendo com o avanço da criminalidade, da corrupção  e da violência.

Que o espírito do Capitão/Coronel Nascimento se manifeste entre nós para livrar-nos de todo o mal que nos assola.

Um abração pra todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário