domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pés gregos

Olá.

Este post eu dedico para uma pessoinha que admiro muito e por quem eu tenho um imenso carinho, pois ela é formidável, esperta, divertida, amiga e meiga (ela gosta que chamem de fofa...rsrsrs). Um amor de pessoa.

Só que ela acha que tem pés feios. Bobagem amiguinha... leia os trechos que copiei do artigo do Dr. Fabio Ravaglia que está publicado no site segs.com.br.
(íntegra do artigo: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5040:doutor-quero-diminuir-os-dedos-do-meu-pe&catid=47:saude&directory=164)

Olha só o título do artigo:

Doutor, quero diminuir os dedos do meu pé!

O tamanho dos dedos dos pés incomoda muita gente. Mas isto não é motivo para desespero. Apesar de até poucas décadas cientistas acreditarem que os diferentes formatos dos pés poderiam caracterizar uma anomalia, as coisas mudaram.
Os pés são diferentes de uma pessoa para outra e até na comparação entre o direito e o esquerdo, claro! Não só os pés são de tamanhos e formatos variados, como os dedos também, às vezes compridos demais, curtos demais ou mesmo bem gordos ou fininhos.

Tudo depende da constituição física de cada um. Tem gente até que tem seis dedos em cada pé! Portanto, se você acha que os dedos do seu pé são muito diferentes, não se preocupe: não há necessidade de diminuir, cortando a ponta ou qualquer coisa assim. Há alguns casos em que a cirurgia corretiva é necessária, mas apenas quando houver de fato a orientação de um especialista.

De acordo com o formato das pontas, os pés são classificados em: grego, egípcio e quadrado. Os tipos são determinados justamente pelo tamanho dos dedos. No grego, o segundo dedo é mais comprido que o seu vizinho, o primeiro dedo, mais conhecido como dedão (denominado cientificamente como hálux, termo que vem do latim), e a partir deles, os tamanhos vão diminuindo até o quinto dedo. No formato egípcio, o maior dedo é o dedão e os outros quatro vão diminuindo progressivamente até o menor. No quadrado, os cinco dedos têm praticamente o mesmo comprimento.




Outro ponto a se considerar quanto ao formato da ponta dos pés é que, tanto o grego quanto o egípcio podem apresentar duas variações: estreito ou largo, determinadas justamente pelo conjunto que envolve a largura e a distância entre os dedos. As estatísticas estimam que o pé grego seja o mais comum, 60% das pessoas; o egípcio está presente em quase um terço da população; e apenas cerca de 10% têm o formato quadrado.

A herança genética pode incomodar, mas se não é causa de problemas de saúde, não aponta para a real necessidade de cirurgia. Não há porque pensar em mudanças radicais ou tratamentos invasivos. Muitas pessoas se preocupam com isso, mas basta observar os pés de outras pessoas, para ver o quanto os dedos são diferentes e que isto não interfere no ato de caminhar, no equilíbrio ou na postura. Explicado isto, há casos em que há necessidade de cirurgia para cortar alguma coisa nos pés?

Deformidades nos dedos dos pés

Atualmente, existem técnicas variadas para cuidar de cada caso. Cabe ao ortopedista avaliar a  necessidade de fazer cirurgia, o que vai depender do grau da deformidade. Em ortopedia, as cirurgias são indicadas quando existe dor ou um problema funcional, como a falta de movimentação. Então, a cirurgia em dedos é recomendada se eles causam incômodo quando os pés estão calçados, por serem tortos a ponto de encavalarem uns sobre os outros, por exemplo.

Também existe a possibilidade do uso de próteses (preparadas com materiais modernos), que aumentam o tamanho dos dedos. A técnica é utilizada porque há mulheres que sofrem por acharem seus pés horríveis, justamente, por terem dedos pequenos demais. As próteses ajudam a embelezar os pés e elas podem realizar o sonho de usar sandálias. De toda forma, os procedimentos cirúrgicos só podem ser indicados por médicos especialistas.

A saúde dos pés

Deformidades e outros problemas (bolhas, unha preta, verruga, olho de peixe) alteram os tamanhos dos dedos e afetam a estética da beleza dos pés. Ouço muita gente reclamar que acha seus pés feios.

Mesmo quem tem herança genética ou doenças que afetam o bom funcionamento dos pés pode cuidar para que eles estejam sempre saudáveis.

Podólogo
Cuidar da higiene, com uma boa limpeza com água e sabonete, e da hidratação, é fundamental para que bactérias, vírus e fungos não penetrem pela pele, além de evitar  descamações, fissuras e coceiras.



O pé também precisa ficar ao ar livre para evitar odores, muitas vezes fortes como o popular chulé, causados pela transpiração ou pela facilidade dos microorganismos se instalarem, justamente pela falta de ar e luz. Massagear todas as regiões dos pés, ao final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares. Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos.

pés com joanete

Para evitar o joanete e calos, destaco: evitar o uso de sapatos de bico fino ou salto alto, privilegiar o uso de calçados adequados ao tipo de pé e que sejam folgados.

Além disso, faça diariamente uma ginástica para os pés. É muito simples! Contraia os dedos para frente como se fosse pegar um objeto com os pés. Apóie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto. Depois, relaxe e inicie novamente. Bolhas também são evitadas com o uso de sapato confortável.

Quanto aos dedos, em caso de dúvida, é aconselhável consultar um ortopedista para mais informações. Lembro que há quem diga que quem tem o segundo dedo do pé grande é mais inteligente; ou que há relação entre o dedão e a sexualidade; ou mesmo que mulher com o segundo dedo maior que o dedão manda no marido…. Verdade ou não, estes são temas não incluídos na esfera de atuação dos profissionais de medicina."

Viu só amiguinha?

Com isso você pode ver, você tem pés gregos, assim como os outros 60% da população.

E, segundo dizem, isso é sinal de que você é inteligente e determinada, e vai mandar muito no seu futuro marido! kkkkkkkkkkk

Olha, se eu tivesse uma foto dos seus pés + sua permissão, eu até colocaria ela aqui, para a admiração geral de todos e verem que eles são lindos. Mas, na falta, estes aqui servem de cover.


Bjs amiguinha
Abraços para os visitantes

5 comentários:

  1. Eu também tenho os pés assim e nunca gostei muito... =\ Mas depois comecei a pintar as unhas..de vermelho e outras cor...comecei a me interessar mais em cuidar da aparência..e até que ficam bem bonitos! :D E bem que reparei que algumas modelos que aparecem nas revistas...e que estão de sandálias também tem muitas delas o pé grego no entanto não deixam de ser bonitas ou atraentes..ou de ter uma data de homens atrás delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susana.
      Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário.
      Algumas pessoas que têm os pés assim geralmente os acham feios e, muitas vezes, procuram escondê-los por vergonha.
      Tenho uma amiga que pensa assim, ou pensava, pois agora ela já está mais madura e não tem mais vergonha de mostrar os pés.
      Na minha opinião, ter os pés assim não é motivo para ter vergonha deles, afinal, são parte do nosso corpo e devemos valorizá-lo e cuidar bem dele.
      Um grande abraço para você!

      Excluir
    2. Vcs nao fazem ideia como pés grego sao atraentes para quem curte as belezas de um belo par de pés femininos. Principalmente os pintadinhos de esmalte vermelho.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita.
      E você gosta dos seus pés do jeito como são?
      Sei que há pessoas que sentem vergonha de mostrar os pés por conta de serem assim.
      E, também, há quem sinta algum tipo de repúdio... lembro-me de uma cena no filme O Amor é Cego, em que o amigo do protagonista do filme recusa sair com uma garota só porque ela tem o segundo dedo maior que os outros... Eu, particularmente, acho isso um absurdo!

      Excluir